Vantagens de medicamentos manipulados para os animais e para o tutor

Hoje em dia, os medicamentos manipulados facilitam e podem auxiliar aderência do pet ao tratamento médico, pois são produzidos na dose certa, com uma forma farmacêutica que facilita a administração, com sabor da preferência e quantidade exata para todo o tratamento do animal.

Outro ponto favorável dos medicamentos manipulados, é que a indústria de medicamentos produz remédios para uma determinada faixa de peso, o que restringe a administração para animais muito pequenos e de grande porte.

O medicamento manipulado é uma excelente opção, não apenas quando não é possível encontrar o medicamento industrializado na dose exata, mas também em casos em que a forma farmacêutica não é bem aceita pelo animal. Comprimidos e cápsulas, por exemplo são mais difíceis de serem administrados, pois não são palatáveis aos animais.

No entanto, é de extrema importância que o médico-veterinário e o tutor estejam informados da importância de manipular os medicamentos para seus animais em farmácias habilitadas, e que conte com uma equipe farmacêuticos especializada no processo para a manipulação correta do medicamento, utilizando excipientes que respeitem a biodisponibilidade do princípio ativo a melhor forma farmacêutica para o animal.

“Todas as espécies se beneficiam com a manipulação, pois, a farmácia conta com uma equipe de farmacêuticos especialistas e treinados para manipular de acordo com a prescrição do médico-veterinário, respeitando a espécie, peso, idade, hábitos alimentares e os hábitos de vida do animal. O que facilita a administração e o retorno da saúde do animal, com eficácia de tratamento”, explica Daniela Moreira, farmacêutica da Farmácia Veterinária de Manipulação Vida Animal.

Entre os diferenciais oferecidos pela Farmácia Veterinária de Manipulação, Daniela Moreira destaca: “Manipulamos a quantidade exata do medicamento necessária para todo período de tratamento e prestamos assistência farmacêutica ao tutor orientando o uso, esclarecendo os cuidados necessários para o armazenamento do medicamento e os cuidados necessários para uma melhor eficácia do tratamento”.

Em relação aos melhores tipos de manipulações para pets, é importante lembrar que cada animal é único e a Farmácia Veterinária está sempre aberta a buscar a melhor forma farmacêutica respeitando a individualidade do ser.

Alguns destaques para os medicamentos em forma de biscoito, com sabores que o pet adora, como Carne, Churrasco, Bacon, Frango, Banana, Chocolate, e os de uso interno são o líquido oral com sabor da preferência do animal; e ainda estamos sempre abertos a pesquisas para encontrar novos formatos.

Para uso externo são sugeridos cremes, shampoos e protetor solar.

Na maioria dos casos, o médico-veterinário que tem acesso e conhece o processo da manipulação, prescreve o medicamento manipulado diretamente.

Pode se dizer que tratamento do pet com medicamentos manipulados ainda traz benefícios para todos os envolvidos no processo. O proprietário do pet será beneficiado por não ter de lidar com o stress na administração do medicamento ao animal, que terá melhor aderência ao tratamento; e por fim, o médico-veterinário, que obterá sucesso no resultado do tratamento prescrito. Muitas vezes o diagnóstico e a prescrição são perfeitos, mas se o tutor não conseguir administrar os medicamentos, não haverá sucesso no resultado do tratamento.

Com visitas regulares ao médico-veterinário para check-ups e administração de vacinas e cuidados com a higiene, o pet terá um vida saudável e feliz.

Quando medicamentos forem necessários para a manutenção da saúde e bem-estar do pet, converse com o profissional sobre a opção de medicamentos manipulados que facilitem a administração e adesão do pet durante o seu tratamento, buscando farmácias especializadas com um farmacêutico para lhe orientá-lo.