Como administrar remédios líquidos em pets da forma correta

Nem todos os animais apresentam rejeição a medicamentos, mas para os casos em que a administração se torna mais difícil, algumas técnicas podem ser utilizadas.

A medicação líquida é mais simples de ser administrada, porém necessita de alguns cuidados extras.

O ideal é que o medicamento seja colocado diretamente na boca do animal (pois, dessa forma, é mais garantido que seja absorvido) e, para isso, seringas sem agulha podem ser utilizadas para auxiliar a administração.

Depois de colocar a medicação na seringa dosadora, coloque-a no canto da boca do animal e administre o líquido lentamente, pausando de vez em quando. Muitos tutores, com medo que o animal possa cuspir, apertam com força e rapidez o êmbolo da seringa. Essa prática nao é recomendada, pois o animal pode, além engasgar, desperdiçar o remédio. Caso o animal se estresse ou tente se movimentar, retire a seringa do canto da boca, e repita o processo lentamente, até que todo o medicamento seja administrado.

A aplicação de remédios líquidos no ouvido do animal segue o mesmo procedimento; contudo, por ser uma área mais delicada, os animais dificilmente se comportarão, mais que uma vez para receber esse tipo de medicação. Em todos os casos, se a administração se tornar muito difícil, é aconselhável visitar o seu veterinário.

Assim como na administração de medicamentos para humanos, os remédios para animais não devem ser oferecidos aos pets sem a prescrição do médico-veterinário, já que a auto-medicação também pode trazer consequências indesejadas e graves para saúde dos animais.

Para facilitar ainda mais esse processo, a farmácia veterinária de manipulação Vida Animal oferece opções de medicamentos líquido oral e gotas com sabor para o seu pet.

Nossos medicamentos veterinários são formulados de acordo com o prescrito para cada espécie, respeitando características de biodisponibilidade e metabolização, além, é claro, de ser mais palatável do que medicamentos comuns. O que garante que o tratamento do seu pet seja realizado de maneira adequada, com a dose ideal do medicamento, sem desperdícios.

Os pedidos de medicações também podem ser feitos online pelo site: http://vidaanimal.far.br/site/pedidos-online/