Fogos de artifício – Cuidados com os pets

A queima de fogos simboliza um dos nossos principais rituais de passagem para o novo ano. Embora seja um momento de celebração e alegria para muitos, os pets podem não se sentir muito confortáveis com a situação.

A alteração no comportamento por causa do barulho dos fogos de artifício é muito comum em cães e gatos, pois eles possuem a audição mais aguçada e sensível. Para amenizar o sofrimento dos pets, alguns cuidados podem ser necessários. Seguem algumas dicas:

- Além de colocar algodão nos ouvidos dos bichinhos para reduzir o barulho, mantenha ele em um lugar seguro, com pouca interferência do barulho de ambientes externos e com as luzes acesas, com um som que o acalme. Se possível, deixe que o animal procure um local da casa em que se sinta protegido, sem que ele esteja preso a correntes ou coleiras, pois eles podem se ferir no momento de medo.

- Evite passar a sua tensão para o animal. Há donos que ficam nervosos com a possibilidade do estresse do cão e do gato.

- Evite deixar seu pet sozinho em casa, pois eles tendem a fugir para buscar seus donos. Em apartamentos, há o risco de queda da varanda também em tentativas de fuga do animal. Em caso de viagens, é aconselhável deixá-los com parentes, vizinhos ou em um hotel especializado.

Em muitos casos, é possível usar medicamentos florais para acalmar os pets nesses momentos, como o Phytozen. Esse medicamento manipulado a base de fitoterápicos é indicado para momentos de estresse, e não causa dependência, prostação ou efeito colateral ao animal. Outra vantagem desse medicamento é que pode ser manipulado no sabor preferido do pet, facilitando a aceitação e adesão ao tratamento.

Converse com o seu médico-veterinário sobre essa possibilidade. Utilize apenas medicamentos receitados pelo veterinário, pois o uso indevido de remédios, como muitos medicamentos humanos, pode ser prejudicial à saúde do pet,

Traga a sua receita para a Vida Animal. Ou faça o seu pedido on line em nosso site: http://vidaanimal.far.br/pedidos-online/