Dicas de como aplicar medicamentos no ouvido do pet

A otite (inflamação ou infecção do canal auditivo), principalmente em cães, está entre os atendimentos mais comuns na rotina veterinária. O tratamento envolve medicação tópica que deve ser aplicada diretamente dentro dos ouvidos do pet.

Na maioria das otites que recebem medicação tópica o procedimento normalmente vai ser realizado em casa. Dessa forma, o dono do pet é quem normalmente vai cuidar de todo o tratamento. E para que este seja eficaz, o ideal é colocar a medicação dentro do ouvido sem machucar o animal, fazendo com que a medicação chegue até a porção horizontal do ouvido.

Para que o medicamento chegue no ouvido (interno), a maioria dos medicamentos tópicos veterinário já tem uma ponteira mais comprida.

Para iniciar a aplicação, o animal deve ser posicionado com a cabeça ereta na posição horizontal, erguer a orelha (nos cães com orelhas caídas) e colocar a ponteira dentro do ouvido na posição vertical, apertando o tubo levemente para que preencha o conduto. Depois disso, pode-se massagear delicadamente a base da orelha para que o medicamento se distribua por todo o conduto.

Em casos mais complicados, além da medicação tópica, alguns animais devem também receber medicação via oral sob prescrição do veterinário.

Não é recomendável limpar o ouvido do pet com cotonete ou pinça com algodão, pois esse ato pode empurrar toda secreção para dentro do ouvido prejudicando o tratamento.

No dia seguinte, antes de aplicar novamente o medicamento, a orelha deve ser limpa com um algodão seco removendo então toda sujeira e medicação que estiver na ao redor da orelha, na parte externa. Depois da limpeza da área, repita o procedimento acima, seguindo a mesma rotina até o final do tratamento prescrito.

A Vida Animal também manipula medicamentos para otite. A grande vantagem de medicamentos manipulados é que podem ser feitos na dose estabelecida para o peso e raça de cada animal em específico, evitando o desperdício e sendo mais econômico, ao contrário de muitos remédios industrializados. Converse com o veterinário do seu pet sobre a opção de medicamentos manipulados.

Conheça todos os produtos: http://vidaanimal.far.br/produtos/